O Spaghetti Alho e óleo perfeito.

O Spaghetti Alho e Óleo é um prato antigo que, entre os italianos, é um aliado contra a ressaca. Um prato que é frequentemente subestimado e que é realmente fantástico. É um prato anti-social porque não há cores brilhantes úteis para milhares de like. Prato anti-social, porque não há nada que pinga e que faz gritar “mamma mia” ou “che spettacolo” (que espetáculo) ou exclamações aleatórias e falsas de qualquer tipo. O prato contra o desespero para quem não sabe cozinhar nada!!

A receita é símplice e com pucos ingredientes, mas tem alguns detalhes para deixá-lo perfeito, sem aquele azeite em excesso no fundo do prato.

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS:

  • 400 gr. de spaghetti de grão duro (rigorosamente italianos)
  • 1 colher e meia de azeite extra virgem para cada pessoa
  • 2 dentes de alho
  • Pimenta calabresa em flocos

PROCEDIMENTO:

O procedimento é muito simples. Em uma panela com água fervente com sal, coloque a massa e verifique o tempo de cozimento no pacote. Enquanto isso, coloque o azeite na frigideira, o alho cortado ao meio e sem o miolo e a pimenta calabresa. Acenda o fogo e coloque a chama no mínimo. A frigideira e o azeite não devem atingir temperaturas muito altas para garantir que a parte aromática de alho e pimenta possa ser extraída ao máximo. Uma temperatura que é muito alta não extrai sabores e óleos essenciais; ao contrario, frita, queima e torna o prato desagradável. Na metade do cozimento da massa aumenta o fogo da frigideira onde colocou o azeite com alho e pimenta e se não gostar, retire o alho. Coloque a massa na frigideira, tendo cuidado de não jogar fora a água do cozimento (ela é essencial; aqui está tudo o segredo!!) e adicione 2 conchas dessa mesma água. De agora em diante você terá que trabalhar no seu pulso. Saltear a massa para adicionar ar, para extrair o máximo de amido possível e para garantir que ela se ligue perfeitamente à água e ao azeite e, assim, crie uma emulsão perfeita. Quando a massa exigir, acrescente mais água e reinicie seu trabalho. Quando a massa está cozida, desligue o fogo, adicione uma colher de sopa de azeite extra-virgem e mexa. Com a ajuda de um garfo grande, forme um ninho de spaghetti, deixe descansar por alguns segundos e coloque no prato. Finaliza com o restante molho cremoso que ficou na frigideira. Adicione mais pimenta e Buon Appetito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.